A tradicional Mostra Internacional de Cinema de São Paulo divulgou a programação completa da edição de número 49, que acontece entre os dias 16 e 30 de outubro.
Neste ano, o festival traz mais de 370 títulos, entre longa-metragens, curtas e séries, de 80 países, em mais de 50 espaços da capital paulista.
O evento reúne vários filmes inéditos no Brasil, que se destacaram em premiações internacionais, como Pai Mãe Irmão, de Jim Jarmusch - que venceu o Leão de Ouro no Festival de Berlim, e Foi Apenas um Acidente, de Jafar Panahi - que conquistou a Palma de Ouro em Cannes.
O público também vai ter a oportunidade de assistir a 15 filmes indicados por seus países para disputar uma vaga de melhor filme internacional no Oscar do ano que vem. Entre eles, está o brasileiro O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho.
Além das estreias, a mostra também exibe filmes restaurados, como os brasileiros Cinema, Aspirinas e Urubus, de Marcelo Gomes, e Garota de Ipanema, de Leon Hirszman.
A programação inclui ainda uma sequência de filmes que abordam questões relacionadas à causa Palestina, como Era uma vez em Gaza, de Arab e Tarzan Nasser, e Palestina 36, de Annemarie Jacir.
Entre as estreias mundiais, destaque para a cinebiografia de Mauricio de Sousa, com direção de Pedro Vasconcelos, e O Filho de Mil Homens, de Daniel Rezende, adaptação do livro de Valter Hugo Mãe, escritor português que assina o cartaz desta edição da mostra.
A abertura da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo acontece na quarta-feira, dia 15 de outubro, com a exibição do filme Sirât, de Oliver Laxe, que venceu o prêmio do júri do Festival de Cannes.
A venda dos pacotes de ingressos começa no sábado dia 11 de outubro pelo aplicativo do evento. Os ingressos avulsos ficam disponíveis para compra quatro dias antes de cada sessão e também pelo aplicativo ou pelo site da Velox, plataforma oficial de ingressos, sempre a partir das 9 horas da manhã.
Programação completa no site mostra.org.
Fonte: Radioagência Nacional